Adicionar Favoritos
 
 
voltar
Utilizar o celular na hora de dormir pode tirar o seu sono
15/03/2017

 Dormir bem e em quantidade suficiente é imprescindível para se ter boa saúde física e mental. Dormir pouco, ou mal, pode ter um efeito devastador no organismo. A relação entre privação de sono e doenças como diabetes, obesidade e, o evidente enfraquecimento do sistema imunológico, já está bem estabelecida.

O “relógio biológico” é controlado pela exposição a luz. Ao final do dia, o corpo começa a liberar melatonina, um hormônio que naturalmente induz ao sono. Com a invenção da luz elétrica, o homem passou a ficar cada vez mais tempo acordado, desregulando assim parte do ritmo biológico e afetando consequentemente a própria saúde.
 
Os sensores da retina ao serem expostos à luz artificial bloqueiam a liberação da melatonina. Muita gente aproveita o período da noite para acessar tablets, smartphones e laptops. Não raras vezes esses dispositivos são acessados na cama, enquanto a pessoa teoricamente se prepara para dormir e, em alguns casos, já está deitada e com a luz do quarto apagada. Segundo Charles Czeisler, da Faculdade de Medicina de Harvard, usar esses dispositivos a noite pode prejudicar o sono.
 
Segundo Czeisler, a luz que ilumina a tela de dispositivos móveis é rica em radiação do tipo azul, que interfere muito mais no ritmo biológico do que as lâmpadas incandescentes, por exemplo. Esse tipo de radiação age o organismo retardando a indução natural do sono. Exatamente por esse motivo, é comum a pessoa ficar acordada até de madrugada lendo notícias, respondendo e-mails, atualizando as redes sociais ou teclando com os amigos. O sono simplesmente não vem e quando a pessoa percebe, já são 2 ou 3 horas da manhã. Por isso, se você já tem alguma dificuldade para “pegar no sono”, evite manusear telas no período que antecede o sono, a fim de não agravar o problema. Seu “dia seguinte” e sua saúde agradecem!


 
Leia também:
 
 
 
 
Prezado cliente, com a finalidade de que haja um aperfeiçoamento contínuo de nossos serviços, garantindo assim a sua satisfação, colabore conosco preenchendo este questionário, pois a sua sugestão é muito importante para nós.

» Saiba mais

 
 
Pré-agendamento
 
Esofagite: o que é, sintomas e causas

Esofagite é a inflamação no esôfago, o tubo que liga a parte posterior da boca ao estômago. Frequentemente causa dor, dificuldade ao engolir e dores no peito.

» Leia mais

 
Mel: benefícios, riscos e dicas para consumir no lugar do açúcar

Além do sabor doce, é claro, seus inúmeros benefícios para a saúde chamam atenção.

» Leia mais

 
 
 
Localização Avenida Getúlio Vargas, 854 e 844 – Ed. Meddi e Ed. Medical Service – 5º andar. 
Telefones: (75) 3603-5800 - E-mail: orientacaoidad@gmail.com
Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2018 - IDAD
Home      Histórico      Missão      Infraestrutura      Serviços      Especialidades      Preparos      Equipe      Convênios      Parcerias      Curriculum Vitae      Eventos      Fale Conosco
Equipe Preparos Eventos