Adicionar Favoritos
 
 
voltar
Retossigmoidoscopia Rígida / Flexível

Retossigmoidoscópio Descartável para Retossigmoidoscopia Rígida


Aparelho usado para a Retossigmoidoscopia Flexível

Exame simples e de fácil realização em consultório coloproctológico, que define rapidamente a origem de sangramentos digestivos baixos de moderada intensidade. Caso a origem do sangramento esteja ao alcance do aparelho (25 a 30 cm dependendo do modelo) pode-se realizar biópsias por meio da luz do aparelho com o uso de pinças apropriadas. Quando o sangramento digestivo baixo é intenso, porém, normalmente o exame torna-se impraticável. No diagnóstico da dor abdominal baixa também pode ser útil ao revelar diminuição da luz intestinal na altura da junção retossigmóidea ou acima dela, com edema mucoso e sinais inflamatórios locais, o que levantará a suspeita de doença diverticular e apontará para a necessidade de realização de outros exames para definir o diagnóstico.

Quando o exame é solicitado?
A Retossigmoidoscopia será solicitada quando forem observados os seguintes sintomas: sangramento junto à escamações, dor para evacuar, saliência peri-anal, secreções anormais (muco ou pus), dor retal, alteração do ritmo das evacuações, diarréias crônicas, anormalidades do formato das fezes e perda espontânea de fezes.

Qual a posição para realizar o exame?
O exame pode ser realizado com o paciente em posição geno peitoral (de joelhos) ou em decúbito lateral esquerdo (deitado de lado).

Pode alimentar-se ou deve permanecer em jejum antes do exame?
O jejum não é necessário, porém deve evitar alimentar-se após o enema para não correr risco de vômito durante o exame.

Não se utiliza anestesia local ou sedação?
Normalmente não há necessidade de sedação, porém, poderá ser feita quando solicitada pelo médico que acompanha o paciente. Deste modo o paciente passa a necessitar de acompanhante maior de idade e responsável. O paciente não poderá assumir compromissos nesta data.
No local da passagem do aparelho (ânus) utilizamos anestésico tópico (Xylocaína gel) que facilita a progressão do mesmo e diminui a sensibilidade dolorosa.

O que o exame avalia?
Doenças do canal anal (Hemorróida /Fissura /Fístula /Condiloma /Neoplasia / Abscesso / Úlceras) e doenças do reto e sigmóide (inflamações, tumores e pólipos).

A colonoscopia substitui a retossigmoidoscopia?
Não. Eles são exames complementares.
A colonoscopia não avalia o canal anal, que é o principal foco de avaliação da retossigmoidoscopia.

O aparelho é estéril ou descartável?
O aparelho pode ser rígido ou flexível.
O aparelho rígido tanto pode ser esterilizado (conforme as normas da Vigilância Sanitária) como pode ser descartável, ambos absolutamente seguros para o paciente.
O aparelho flexível só pode ser esterilizado, também conforme as normas da Vigilância Sanitária. Não há aparelho flexível descartável.

O que é melhor: a retossigmoidoscopia rígida ou flexível?
Ambas são boas, porém a flexível é menos dolorosa do que a rígida.
Em termos de avaliação científica, a eficácia é a mesma.

O exame dói?
Normalmente causa um desconforto como sensação de evacuação, somente durante a sua realização

Como é documentado o exame?
No caso do exame rígido, a documentação é apenas através do relatório médico.
No exame flexível, há também a documentação fotográfica.

Qualquer pessoa pode fazer o exame?
Não há limitações por doenças (diabetes, hipertensão e cardiopatia) ou idade, porém, em nossa clínica só realizamos o exame em pacientes a partir de 12 anos.

O que acontece durante a retossigmoidoscopia? E depois ?
Este exame é geralmente bem tolerado. O paciente pode sentir uma pressão, cólicas e gases durante o exame. Ele permanece deitado de lado enquanto o médico avança o aparelho através do reto e cólon, analisando a mucosa enquanto introduz e depois retira o aparelho. Após o exame, a menos que seja orientado ao contrário, poderá se alimentar e retornar às suas atividades habituais.

REFERÊNCIAS:

Disponível em: http://www.gastrocenter.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010, 09:16.
Disponível em: http://www.rrmedicos.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010, 09:18.
Disponível em: http://www.telediu.com.br. Acesso em: 27 abr. 2010, 09:39.
Disponível em: http://www.cccastelo.com.br/rss.htm. Acesso em: 27 abr. 2010, 15:46.

 
 
 
Prezado cliente, com a finalidade de que haja um aperfeiçoamento contínuo de nossos serviços, garantindo assim a sua satisfação, colabore conosco preenchendo este questionário, pois a sua sugestão é muito importante para nós.

» Saiba mais

 
 
Pré-agendamento
 
7 dicas de alimentação para aproveitar a Micareta

O carnaval já passou, mas a micareta de Feira de Santana (BA) só está começando. E, para manter a energia e a saúde durante toda a folia, é preciso cuidar da alimentação.

» Leia mais

 
Ministério da Saúde esclarece: não existe vírus H2N3 no Brasil, é fake news!

Áudio que circula nas redes sociais e aplicativos de smartphones propaga informações inverídicas. O Brasil possui uma rede de unidades sentinelas para vigilância da influenza em todos os estados.

» Leia mais

 
 
 
Localização Avenida Getúlio Vargas, 854 e 844 – Ed. Meddi e Ed. Medical Service – 5º andar. 
Telefones: (75) 3603-5800 - E-mail: orientacaoidad@gmail.com
Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2018 - IDAD
Home      Histórico      Missão      Infraestrutura      Serviços      Especialidades      Preparos      Equipe      Convênios      Parcerias      Curriculum Vitae      Eventos      Fale Conosco
Equipe Preparos Eventos