Adicionar Favoritos
 
 
voltar
Endoscopia Digestiva Alta (adulto e infantil)

O APARELHO DIGESTIVO

O aparelho digestivo inicia-se na boca, continuando-se na faringe, esôfago, estômago, intestinos (delgado e grosso), para terminar no reto, que se abre ao meio externo através do ânus.
Descrevem-se no estômago as seguintes partes: cárdia, fundo, corpo e parte pilórica


Aparelho de  Endoscopia Alta e Baixa

O que é a endoscopia digestiva alta?

A endoscopia digestiva alta, também chamada de gastroenteroscopia ou simplesmente endoscopia, permite ao médico examinar a mucosa da parte superior do seu trato gastrintestinal, que inclui esôfago, estômago e duodeno ( primeira porção do intestino delgado ). O médico utiliza um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, que possui lentes e luz próprias, permitindo a visibilização da mucosa através da outra extremidade do aparelho ou de um monitor de vídeo. Se ficar com alguma dúvida, pergunte ao seu médico.

Quanto tempo dura o exame?

É variável, depende do paciente e principalmente do procedimento, mas em média tem uma duração de 15 MINUTOS.

Porque a endoscopia digestiva alta é realizada?


Este exame permite ao seu médico avaliar, entre diversos sintomas, dor abdominal, náusea, vômitos e dificuldades de engolir. Também é um teste excelente para descobrir a causa de sangramentos do trato gastrintestinal alto. É mais preciso que raios-x para detectar inflamações, úlceras e tumores. Seu médico também pode solicitar a endoscopia digestiva alta para obter biópsias (pequenas amostras de tecido) para diversos fins, como diagnosticar a presença de Helicobacter pylori, uma bactéria que causa gastrites e úlceras. A endoscopia também pode ser utilizada para o tratamento de diversas doenças, como dilatação de áreas estreitadas, interromper sangramento de úlceras, ocluir varizes no esôfago e retirada de tumores benignos e malignos, com pouco ou nenhum desconforto.

Posso tomar minhas medicações habituais?

A maioria dos remédios pode ser utilizada normalmente, mas algumas podem interferir com o preparo do exame. Informe seu médico sobre os medicamentos que está tomando, especialmente AAS e similares, medicações para reumatismo, anticoagulantes, insulina, calmantes e antidepressivos. Também não se esqueça de avisar sobre alergias e reações anteriores a medicamentos.

Quem não pode realizar o exame?

Todos podem realizar este exame, mas alguns cuidados a mais devem ser tomados em quem tem problemas cardíacos, respiratórios, neurológicos, nas gestantes e aqueles com alergia a medicações. Se você estiver em qualquer uma dessas situações, deve avisar o médico antes de agendar o exame.

O exame pode ser realizado em gestantes ou mulheres que amamentam?

Não se recomenda realizar esse exame durante a gestação. Ele só é realizado se os riscos forem considerados menores que os potenciais benefícios do exame, após discussão entre a paciente e o seu médico. Se estiver grávida ou amamentando, algumas medicações não podem ser utilizadas, portanto essa informação deve ser fornecida ao agendar o exame. Após a realização do mesmo, recomenda-se que o leite seja retirado completamente por bombinha após  4 a 6 horas da realização do exame e descartado. Depois disso a amamentação pode ser realizada sem riscos ao bebê.

O que acontece durante a endoscopia digestiva alta?

A primeira coisa após deitar-se na mesa de exames é receber uma medicação em spray na garganta, anestésico local que deixará sua garganta dormente para diminuir a reação de náusea provocada pelo aparelho. Poderá ainda tomar uma medicação líquida para diminuir os gases após o exame e retirar a espuma que recobre o estômago, facilitando o exame. Em geral, utiliza-se um sedativo aplicado pela veia para ajudar a relaxar, dormir durante o exame. A sedação será administrada lentamente até a dose adequada, sempre aplicada pelo médico e sob observação e monitorização do pulso e oxigênio do sangue através de aparelhos.

Depois disso, será colocada uma peça oca na boca, através da qual o endoscópio é introduzido pela sua boca e garganta até o esôfago, estômago e duodeno. O endoscópio não prejudica a respiração, mas é possível que apresente náuseas, que melhoram depois que aparelho passou pela garganta. A Endoscopia é um exame comum que dura menos de 10 minutos, sendo muito bem tolerado pela maioria das pessoas.

O que acontece após a endoscopia digestiva alta ?

Você será monitorizado por profissional qualificado e aparelhos até que a maioria dos efeitos da medicação desapareça. Sua garganta pode ficar um pouco desconfortável e pode sentir necessidade de arrotar pelos gases que foram introduzidos no seu estômago durante o exame. Por utilizar sedativos para a realização do exame, alguém deve levá-lo para casa e ficar com você. Mesmo que esteja acordado e disposto, seu raciocínio e reflexos podem ficar prejudicados pelo resto do dia, não sendo possível dirigir ou operar máquinas. Além do efeito calmante e hipnótico (sono), o sedativo costuma causar amnésia, portanto é comum não se lembrar depois da realização do exame e de alguns episódios ao longo das horas seguintes. Você pode comer normalmente após o exame, só devendo aguardar que a anestesia da garganta perca o efeito para não correr o risco de engasgar.

Quais são as possíveis complicações da endoscopia digestiva alta?

Apesar de possíveis, as complicações são raras quando é realizada por médicos que foram especialmente treinados e experientes nestes procedimentos. A mais comum é o sangramento local após uma biópsia (retirada de fragmento da mucosa para exame) ou polipectomia (retirada de pólipos), mas geralmente é pequeno e para sozinho. Outros riscos potenciais incluem reação aos sedativos utilizados, complicações de doenças do pulmão ou coração e perfuração. É importante reconhecer sinais iniciais das complicações. Se você apresentar febre, dificuldades para engolir e dor na garganta, no peito ou no abdome que seja intensa ou que aumente progressivamente, contate seu médico.


Referências
Disponível em: http://www.cccastelo.com.br/eda.htm. Acesso em: 18 mai. 2010, 13:01.
Disponível em: http://www.eugenioviana.com.br/index.php/servicos/detalhe/endoscopia-diagnostica. Acesso em: 18 mai. 2010, 13:01.
Disponível em: http://www.scpassos.org.br/Endoscopia%20.htm. Acesso em: 31 mai. 2010, 17:13.

 
 
 
Prezado cliente, com a finalidade de que haja um aperfeiçoamento contínuo de nossos serviços, garantindo assim a sua satisfação, colabore conosco preenchendo este questionário, pois a sua sugestão é muito importante para nós.

» Saiba mais

 
 
Pré-agendamento
 
Aftas: como prevenir

Famosas por provocar incômodo e ardência, as aftas podem dificultar a ingestão de alimentos e indicar problemas gastrintestinais, como o refluxo gastroesofágico.

» Leia mais

 
4 frutas que combatem a prisão de ventre

As frutas são fontes de saúde e possuem diversos benefícios. Algumas delas, inclusive, são grandes amigas da digestão.

» Leia mais

 
 
 
Localização Avenida Getúlio Vargas, 854 e 844 – Ed. Meddi e Ed. Medical Service – 5º andar. 
Telefones: (75) 3603-5800 - E-mail: orientacaoidad@gmail.com
Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2018 - IDAD
Home      Histórico      Missão      Infraestrutura      Serviços      Especialidades      Preparos      Equipe      Convênios      Parcerias      Curriculum Vitae      Eventos      Fale Conosco
Equipe Preparos Eventos