Adicionar Favoritos
 
 
voltar
10 alimentos diuréticos que desincham e eliminam líquido rapidamente
23/01/2019

 Alimentos diuréticos ajudam o corpo a se livrar do excesso de líquidos, principalmente água, cujo principal efeito é inchaço no abdômen e nos membros inferiores.

 
Vários fatores podem causar retenção de líquido, incluindo algumas condições graves de saúde, no entanto, na maioria das vezes a alteração é fruto de mudanças hormonais, imobilidade ou gravidez.
 
Se você tiver retenção de líquido repentina ou causada por alguma condição de saúde, busque um médico. Porém, caso você a desenvolva de maneira leve, alguns alimentos podem ajudar. Confira o que está por trás de cada um deles.
 
O que são alimentos diuréticos?
Alimentos diuréticos são aqueles que ajudam na eliminação de líquidos por meio do aumento da excreção de sódio e urina.
 
Eles são uma forma natural de desinchar e, consequentemente, diminuir medidas e parecer mais magro.
 
Principais alimentos diuréticos
As nutricionistas funcionais Patricia Davidson Haiat e Jéssica Nóboa indicam ingerir ao menos dois alimentos diuréticos por dia para evitar a retenção de líquido.
 
Mix de oleaginosas
As oleaginosas são opções nutritivas e saudáveis. Entre suas propriedades, está a presença de ômega-3 e o efeito diurético.
 
Há diversas variedades: amêndoas, nozes, pistache, castanha-do-Pará, macadâmia, amendoim, avelã, castanha-de-caju e castanha-de-baru.
 
Água
Ao manter o corpo hidratado, não haverá motivo para os rins reterem água para compensar desequilíbrios hídricos. Ou seja, a água possui fundamental efeito diurético.
 
Para saber o quanto beber por dia, multiplique 35 pelo seu peso. Por exemplo, uma pessoa de 45 quilos deve beber 1575 ml, enquanto uma de 80 quilos deve consumir 2800 ml.
 
Melão
Além de ser uma fruta com alto teor de água – o que ajuda na digestão e tem efeitos diuréticos – o melão possui cálcio, potássio e também vitaminas que combatem a ação dos radicais livres que prejudicam células saudáveis.
 
Brócolis
O brócolis conta com fibras e grandes quantidades de potássio, o que ajuda a equilibrar os níveis de sal do organismo e previne a retenção de líquidos.
 
Pepino
Pepino é rico nas vitaminas A, C, K e J e em várias do complexo B, sendo ótimo para visão, ossos, imunidade, fígado e músculos. A quantidade de minerais também chama atenção, principalmente de potássio, magnésio, cálcio, fósforo, zinco e manganês.
 
Melancia
A quantidade de água da melancia é ótima para a hidratação do organismo e, consequentemente, ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
 
A fruta também combate os radicais livres e, como consequência, ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer — principalmente de pâncreas, pulmão, cólon e próstata.
 
Abacaxi
Em geral, o abacaxi é rico em água, vitaminas (A, B e C), além de possuir boa quantidades de cobre, manganês, ferro, magnésio e fibras.
 
Graças ao seu alto teor de água, se torna um poderoso diurético natural ao ajudar na eliminação de toxinas pela urina e combater a retenção de líquido. Isso inclusive pode refletir na balança e ajudar a emagrecer.
 
Agrião
O agrião contém nutrientes essenciais para a saúde, dentre eles: vitaminas (A, C e do complexo B), ferro, ácido fólico, enxofre, potássio, cálcio, fósforo e fibras.
 
Ele é digestivo, faz bem para o fígado, é um ótimo diurético natural.
 
Chá de hibisco com cavalinha
O chá de hibisco possui ação diurética, por isso é muito utilizado por quem retém grande quantidade de líquidos.
 
A cavalinha contém diversos nutrientes, como vitamina C, potássio, cálcio, fósforo, entre outros. Ela também funciona como uma drenagem linfática natural no corpo, pois expulsa o excesso de água, mantém sais minerais essenciais e alivia inchaço.
 
Ou seja, a união do hibisco com a cavalinha tem diversos benefícios.
 
Salsão
O salsão se destaca pela presença de minerais, como sódio, cálcio, potássio, zinco, magnésio, ferro e cobre.
 
Tanto o salsão quanto a salsinha aumentam a produção de urina e a excreção de ácido úrico, permitindo que o corpo desinche
 
Como evitar inchaço?
Segundo a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat, o sistema linfático (responsável por drenar o excesso de líquido) não tem propulsor central, como acontece com o cardiovascular.
 
Então, para que os vasos linfáticos funcionem corretamente, são necessários alguns hábitos saudáveis como: prática de atividade física, consumo adequado de água, dieta equilibrada e consumo de alimentos que ajudam na eliminação de toxinas.
 
Fonte: Ativo Saúde


 
Leia também:
 
 
 
 
Prezado cliente, com a finalidade de que haja um aperfeiçoamento contínuo de nossos serviços, garantindo assim a sua satisfação, colabore conosco preenchendo este questionário, pois a sua sugestão é muito importante para nós.

» Saiba mais

 
 
Pré-agendamento
 
9 benefícios do suco de abacaxi para sua saúde

O suco de abacaxi, além de saboroso e saudável – ele preserva os mesmos nutrientes encontrados na fruta –, dispensa a adição de açúcar, já que possui um sabor bastante adocicado.

» Leia mais

 
Benefícios da melancia vão além dos que você já conhece

A melancia é uma fruta muito refrescante e disso todo mundo já sabe. Cerca de 90% de sua polpa é constituída por água, e por isso ela é uma opção tão boa para manter o organismo funcionando de maneira equilibrada. Só que os benefícios da melancia não se resumem a isso. Continue lendo e descubra quais são.

» Leia mais

 
 
 
Localização Avenida Getúlio Vargas, 854 e 844 – Ed. Meddi e Ed. Medical Service – 5º andar. 
Telefones: (75) 3603-5800 - E-mail: orientacaoidad@gmail.com
Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2019 - IDAD
Home      Histórico      Missão      Infraestrutura      Serviços      Especialidades      Preparos      Equipe      Convênios      Parcerias      Curriculum Vitae      Eventos      Fale Conosco
Equipe Preparos Eventos