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Diet e Light: entenda a diferença entre eles e quando consumir cada um
19/02/2019

 Muita gente se depara com produtos diet e light quando vai aos supermercados, só que não sabe qual é a diferença entre eles. Bastante confundidos, eles são voltados a fins específicos. Saiba quais:

 
O que são alimentos diet e light?
Alimentos diet são aqueles com exclusão ou quantidades bem reduzidas de certos nutrientes, como sódio, açúcar, sal, lactose, gordura e carboidratos
 
Alimentos light possuem redução de, no mínimo, 25% do teor de alguma característica, como sódio, gordura, açúcar e caloria.
 
Qual é a diferença entre eles?
A diferença entre diet e light está na quantidade: enquanto o diet precisa ser isento do nutriente específico, o light deve apresentar diminuição mínima de 25% em relação ao alimento convencional.
 
Indicações
Os consumidores de produtos diet normalmente apresentam condições metabólicas ou fisiológicas específicas que os fazem precisar de alimentos especialmente formulados. Estes produtos visam eliminar ou substituir algum componente, como o açúcar no caso de diabéticos e sal no caso de hipertensos.
 
Já os consumidores de produtos light não apresentam condições limitantes de saúde, mas  procuram ter uma alimentação mais saudável ou perder peso. Por este motivo, optam por versões com menos calorias ou com quantidade reduzida de algum nutriente.
 
Qual é melhor para emagrecer?
Conforme explica a nutricionista Maria Angélica Monteiro Grecco, do Instituto EndoVitta, não é sempre que a substituição de um alimento convencional por um light ou diet é a melhor opção para emagrecer.
 
A explicação é que o nutriente reduzido ou excluído pode ser substituído por outro com valor calórico igual ou maior.
 
Assim, o ideal é ler e avaliar os rótulos para saber o valor calórico do produto.
 
Alimentos diet e light pode fazer mal?
Essas versões podem ser prejudiciais somente em caso de consumo excessivo e alergia aos componentes.
 
Fonte: Ativo Saúde


 
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