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Alimentos ricos em cálcio que vão além do leite e seus derivados
08/02/2018

 

 
O cálcio é um nutriente importantíssimo para o bom funcionamento do nosso organismo. Ele possui diversas funções, como por exemplo, a formação dos ossos e dentes, participação nas funções neuromusculares, é responsável pela ativação de fatores que possibilitam a coagulação, entre outras.
 
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que um adulto deve ingerir cerca de 1000 mg de cálcio diariamente. Mas, essa recomendação pode variar com a idade e também levam em consideração se uma mulher está ou não grávida.
 
E, quando falamos em fontes de cálcio, lembramos logo do leite e seus derivados, que são os principais provenientes desse nutriente. Entretanto, existem outros alimentos que podem nos fornecer o cálcio. Confira alguns desses na tabela a seguir e diversifique as suas fontes desse nutriente importantíssimo.
 
Alimentos ricos em cálcio de origem animal Peso (g) Cálcio (mg)
Iogurte desnatado com baixo teor de gordura 245 488
Leite desnatado 245 300
Iogurte integral 200 300
Leite integral 244 290
Queijo cottage 28,4 153
Sardinha sem pele 100 84
Alimentos ricos em cálcio de origem vegetal Peso (g) Cálcio (mg)
Iogurte de soja 170 250
Caruru 100 g 538
Espinafre cozido 95 140
Tofu 124 138
Castanha-do-pará 70 123
Feijão de soja cozido 86 119
Sorvete de creme 66 85
Feijão cozido 127 64
Folhas de mostarda cozidas 70 51
Quiabo cozido 92 50
Ameixas secas 85 43
Brócolis cozidos 85 42


 
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