Adicionar Favoritos
 
 
voltar
O que fazer para ter um bom sistema digestivo?
12/04/2018

 O sistema digestório é responsável pela digestão dos alimentos consumidos diariamente para absorver a energia e os nutrientes que o corpo necessita para manter suas funções adequadas.

 
Por isso, manter esse sistema saudável é fundamental para a nossa saúde.
 
Para fazer com que o seu sistema digestivo funcione adequadamente, algumas dicas importantes são:
 
1. Evitar alimentos gordurosos, álcool e cigarro:
 
Os alimentos ricos em gordura acabam retardando o processo digestivo, o que por sua vez, aumenta os riscos do paciente desenvolver um quadro de constipação. Além disso, o consumo em grande quantidade de álcool e cigarro também pode provocar azia e, em casos mais graves, úlceras no estômago, prejudicando assim o bom funcionamento do sistema digestivo.
 
2. Ingerir dois litros de água diariamente
 
Em primeiro lugar, a água é fundamental para manter o organismo bem hidratado e os órgãos, incluindo os intestinos, em pleno funcionamento. Além disso, durante o processo digestivo, o corpo precisa de uma certa quantidade de água para auxiliar na digestão dos alimentos. Desse modo, quando o organismo não possui água suficiente, o sistema digestivo acaba sendo prejudicado, o que também pode causar constipação.
 
3. Praticar exercícios físicos regularmente:
 
Durante a prática de atividades físicas, sejam elas mais intensas como ciclismo e corrida, ou mais leves como caminhada, ioga e pilates, o fluxo de sangue em circulação no organismo se eleva, o que, no caso do estômago e dos intestinos, facilita o processo de digestão. Em contrapartida, as pessoas que não fazem exercícios ainda possuem chances maiores de adquirirem um sobrepeso, algo que também prejudica o bom funcionamento do sistema digestivo.
 
4. Ter uma dieta rica em fibras:
 
A fibra é essencial para o corpo, especialmente porque ela ajuda a manter a comida em movimento dentro do aparelho digestivo, conserva a água que amolece as fezes e facilita a sua eliminação. Comer uma dieta rica em fibras (grãos integrais, legumes, verduras, frutas, aveia) pode melhorar a saúde digestiva significativamente. Aumentar o consumo de fibras também impede outras doenças, tais como hemorroidas, síndrome do intestino irritável e diverticulose.
 
5. Mastigar bem os alimentos:
 
Por fim, uma dica simples e muito importante para se ter uma boa digestão é mastigar muito bem os alimentos, pois desse modo, a saliva consegue quebrar os carboidratos presentes nos alimentos ingeridos. Feito isso, o trabalho do sistema digestivo é simplificado e acaba sendo mais fácil para o organismo.


 
Leia também:
 
 
 
 
Prezado cliente, com a finalidade de que haja um aperfeiçoamento contínuo de nossos serviços, garantindo assim a sua satisfação, colabore conosco preenchendo este questionário, pois a sua sugestão é muito importante para nós.

» Saiba mais

 
 
Pré-agendamento
 
Esofagite: o que é, sintomas e causas

Esofagite é a inflamação no esôfago, o tubo que liga a parte posterior da boca ao estômago. Frequentemente causa dor, dificuldade ao engolir e dores no peito.

» Leia mais

 
Mel: benefícios, riscos e dicas para consumir no lugar do açúcar

Além do sabor doce, é claro, seus inúmeros benefícios para a saúde chamam atenção.

» Leia mais

 
 
 
Localização Avenida Getúlio Vargas, 854 e 844 – Ed. Meddi e Ed. Medical Service – 5º andar. 
Telefones: (75) 3603-5800 - E-mail: orientacaoidad@gmail.com
Tacitus Tecnologia
Todos os direitos reservados © 2018 - IDAD
Home      Histórico      Missão      Infraestrutura      Serviços      Especialidades      Preparos      Equipe      Convênios      Parcerias      Curriculum Vitae      Eventos      Fale Conosco
Equipe Preparos Eventos