Cuidados para garantir a alegria nas festas juninas
21/06/2018
O período junino requer cuidados redobrados com a saúde. Fogueiras, fogos e fumaça podem causar danos à pele, aos olhos e às vias respiratórias de crianças, adolescentes, adultos e idosos.
As principais dicas para evitar dor de cabeça no São João são: não fazer fogueiras com mais de um metro, apagar a fogueira com água, não jogar combustível no fogo e não deixar crianças usarem fogos sozinhas.
O período junino costuma deixar sequelas graves em quem não brinca com segurança, principalmente em crianças.
Caso a queimadura aconteça, a principal dica é não aplicar manteiga, pó de café, pasta dental ou outros produtos sobre a área. Basta usar água corrente limpa e procurar uma unidade de saúde. Em casos mais graves, com perda de pele ou dedos, por exemplo, deve-se isolar a parte afetada com pano limpo.
Nessa época, também é preciso ter cuidado com a visão. Faíscas, pólvora e outros materiais usados na confecção de fogos de artifício podem atingir os olhos e causar desde a sensação de arranhão até perfuração ocular.
Se for aproveitar os festejos juninos e tiver asma ou outra doença respiratória, cuidado. Sintomas como falta de ar, tosse (seca ou com secreção), sensação de aperto no peito e chiado quando respira devem ser observados com atenção.
E lembre-se: a principal dica é ficar longe de fogos e fogueiras.
|