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Alimentação na infância: o que é preciso saber
12/09/2018

Os pais costumam sofrer com diversas dúvidas relacionadas à alimentação dos seus filhos. Acrescentar ou não doces, frutas com casca e alimentos mais duros? Solucionar estas, e outras questões é essencial para o desenvolvimento saudável da criança.

Bebês e frutas com casca
 
A casca concentra grande parte dos nutrientes da fruta, por isso sempre que possível, é importante não retirá-la. Entretanto, é importante lavar os alimentos adequadamente para eliminar os resíduos de agrotóxicos que podem estar acumulados nele.
 
Doces e quantidades
 
Em grandes quantidades os doces só tendem a trazer malefícios à saúde. O recomendado é que a criança acima do peso consuma este tipo de alimento apenas duas vezes por semana. Já aquelas que estão com o peso adequado podem ingeri-los no máximo três vezes.
 
Jantar tarde pode prejudicar o sono das crianças?
 
A ingestão de alimentos gordurosos pode deixar as noites de sono mais agitadas, o que acontece por causa da demora na digestão. Durante o sono o organismo tende a trabalhar de maneira mais lenta, e presença de comidas pesadas pode prejudicar ainda mais esse ato. Alimentar a criança cerca de três horas antes de dormir é o mais recomendado.
 
Alimentos duros são ótimos aliados
 
Comidas mais consistentes, como pedaços de cenoura, tomate, pepino, entre outros, auxiliam no fortalecimento da musculatura da boca e também estimulam a mastigação. Elas podem ser acrescentadas aos poucos na alimentação da criança.
 
O café deve ser evitado
 
Apesar de ser uma bebida comum nos lares, ela não é tão indicada para as crianças, isso porque pode provocar agitação nos pequenos.
 
Crianças menores de 2 anos não devem comer frutos do mar?
 
Alergias e intoxicação alimentar são grandes riscos para crianças com menos de dois anos, e o consumo de frutos do mar pode aumentar a chance destes acidentes.
 
A consulta ao pediatra
 
Tirar as dúvidas com o médico é a opção mais indicada. O especialista pode orientar sobre a alimentação, indicando o momento certo para adicionar cada tipo de alimento à dieta da criança.
 
Fonte: Minuto Saudável

 



 
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