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Pimentão: propriedades, benefícios e contraindicações
05/11/2018

Bastante cheiroso e saboroso, o pimentão é um ótimo acompanhamento para vários pratos e sanduíches, mas também se destaca por suas inúmeras propriedades benéficas para a saúde. Saiba mais sobre elas e como consumir este fruto a seguir:

Propriedades nutricionais:
 
  • Cálcio
  • Cobre
  • Ferro
  • Fibra alimentar
  • Fósforo
  • Manganês
  • Magnésio
  • Potássio
  • Proteínas
  • Sódio
  • Vitamina A
  • Vitaminas do complexo B
  • Vitamina C
  • Zinco
 
Benefícios do pimentão
 
Emagrece:
 
Além de adicionar cor e dar sabor às refeições, o pimentão possui poucas calorias e têm muitas fibras, as quais promovem maior duração da sensação de saciedade, de modo a evitar possíveis deslizes na dieta. Além disso, ele tem efeito termogênico e, portanto, acelera o metabolismo.
 
Melhora do sistema imunológico:
 
É um alimento que ajuda a fortalecer o sistema imunológico pois contém vitamina C, que combate os radicais livres que oxidam as células e ainda auxilia na absorção do ferro.
 
Reduz o colesterol:
 
O pimentão ainda auxilia na redução do colesterol porque contém vitamina C e beta-criptoxantina, nutrientes que têm ação antioxidante e anti-inflamatória, respectivamente.
 
Para dentes e ossos:
 
Outro benefício do pimentão é sua contribuição para a saúde dos ossos e dos dentes. Esta propriedade é explicada pela presença de cálcio, mineral essencial para construir e manter tecidos ósseos fortes e resistentes.
 
Anti-inflamatório e nutritivo:
 
“O pimentão também é rico em potássio, vitamina C, magnésio, cálcio e capsaicina”, conta a nutricionista Suelen Leal, voluntária dos Instituto Horas da Vida. “A capsaicina é a mesma substância encontrada nas pimentas e, além de acelerar o metabolismo, tem ação anti-inflamatória no corpo”.
 
Para a visão:
 
A presença de vitaminas A e C é um diferencial quando o assunto é a saúde dos olhos, já que estes nutrientes são excelentes na prevenção de doenças como catarata e inflamações.
 
Contraindicações
 
Quem tem problemas gástricos e intestinais, como gastrite e síndrome do intestino irritável, costuma sofrer um pouco com o pimentão que, por ser um alimento fermentativo, pode causar indigestão. “Por isso, é indicado remover a película que o envolve, assim como seu miolo e as sementes”, diz a nutricionista Jéssica Dias, do Conselho Regional de Nutricionistas da 3ª Região SP-MS (CRN-3).
 
Um jeito simples de descascar é ferver o fruto por 10 minutos e, depois, em uma tigela com água e gelo, ir retirando a pele facilmente com uma faca. Evitar o consumo cru e preferir o cozido ou refogado também reduz a chance de indigestão.
 
Fonte: Ativo Saúde


 
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